2025 em retrospectiva: os números da Carris Metropolitana
Em 2025 a Carris Metropolitana bateu novamente recordes e alcançou novos marcos, destacando-se como peça central no transporte público na amL. Com números que refletem um ano de expansão, foram transportados mais de 194 milhões de passageiros, um crescimento de 20 milhões face ao ano anterior.

A Carris Metropolitana fechou o ano com números que refletem um crescimento expressivo em todas as áreas. Estes dados traduzem não só a confiança dos passageiros, como também a importância da rede de transporte público rodoviário de cada município e a dimensão da operação.
Através da campanha 2025 em Retrospectiva, os passageiros podem consultar os números do balanço realizado para o ano de 2025, o terceiro ano completo de operação da Carris Metropolitana nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
Em 2025 a Carris Metropolitana registou um crescimento no número de passageiros de todas as áreas:
Área 1 (Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra)
66,1 milhões de passageiros, um crescimento de 11,9%.
Área 2 (Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira)
63,4 milhões de passageiros, mais 8,8% do que em 2024.
Área 3 (Almada, Seixal e Sesimbra)
41,7 milhões de passageiros, um crescimento de 11,6%.
Área 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro)
22,6 milhões de passageiros, mais 11,4%.
Estes números representam um crescimento total de 11,4% nos passageiros de toda a área metropolitana de Lisboa.
O mês de outubro foi particularmente marcante, uma vez que voltou a ser ultrapassado o recorde de passageiros transportados: 19 milhões num único mês, mais 2 milhões do que em outubro de 2024. O pico de movimento ocorreu a 15 de outubro, com um mais de 763 mil passageiros transportados apenas em um dia: um recorde que foi quebrado 16 vezes em 2025.
Um destaque especial vai para os mais de 12,2 milhões de passageiros que atravessaram o rio Tejo, utilizando as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, reforçando a importância das ligações intermunicipais.
Além disso, registou-se um crescimento significativo em vários terminais face a 2024, destacando-se a Estação de Agualva-Cacém, com um aumento de 36%, a Estação da Portela de Sintra, com 27%, e a Estação da Gare do Oriente, com 23%.
Para uma análise detalhada dos indicadores globais, por área e por município, poderá consultar a página dedicada à campanha: 2025 em Retrospectiva.
Obrigado por fazer parte desta viagem!